Se você já passou dos 30 e pensa que o sonho de fazer um intercâmbio ficou para trás, este blog é para você! O mundo tem muito a oferecer, e estudar, trabalhar e viajar para outro país pode ser uma experiência transformadora em qualquer fase d vida. Aqui no Entre Castelos e Pubs, vou compartilhar minhas vivências e dicas para quem quer embarcar nessa jornada - provando que nunca é tarde para recomeçar.
Muita gente associa intercâmbio à juventude e à vida universitária, mas a verdade é que cada vez mais adultos escolhem viver essa experiência, seja para mudar de carreira, melhorar o inglês, expandir horizontes ou simplesmente realizar um sonho antigo. Seja qual for o seu motivo, um intercâmbio depois dos 30 pode trazer:
Crescimento pessoal - Morar em outro país desafia você a sair da zona de conforto, tornando-o mais resiliente e independente.
Novas oportunidades profissionais - Aprender outro idioma, estudar em uma instituição estrangeira ou até mesmo trabalhar fora pode abrir portas na sua carreira.
Contato com culturas diferentes - Vivenciar o dia a dia em outro país, amplia a visão de mundo e enriquece sua bagagem cultural.
Autoconhecimento - Quando estamos mais maduros, sabemos melhor o que queremos e podemos viver o intercâmbio de forma mais consciente e proveitosa.
Ao contrário do que muitos pensam, fazer um intercâmbio nessa faixa etária tem até algumas vantagens, e não é só sobre ter mais maturidade e clareza de objetivos. Com menos pressão social para "seguir o fluxo" da escola ou faculdade, você define o ritmo da sua viagem!
Se você já pensou em fazer um intercâmbio, mas acreditava que sua idade era um obstáculo, espero que este post tenha mostrado que nunca é tarde para viver essa experiência. Na verdade, viajar, aprender, e se reinventar não têm prazo de validade!
Nos próximos posts, vou compartilhar mais dicas sobre como planejar seu intercâmbio, escolher o melhor destino e aproveitar ao máximo essa aventura.
Agora me conta: você já considerou fazer um intercâmbio depois dos 30? O que te motiva ou preocupa nessa jornada? Deixe seu comentário, vamos conversar!
12 comentários
que bom, é sempre bom blogs com projetos pras pessoas. eu adoro a disney, star. qd assinei a star ainda não tinha sido incorporada pela disney. no meu blog tem várias dicas. essa série que acabei de falar é ótima. beijos, pedrita
ResponderExcluir♥
ExcluirQuerida Aninha,
ResponderExcluirQue saudades de você, bom que esteja de volta ao blog em novo perfil. Sobre fazer intercâmbio depois dos 30 anos eu acho que nunca é tarde para se fazer nada nessa vida, hoje em dia muitas pessoas fazem faculdade depois dos 50, 60 e até dos 70 anos, acho isso o máximo. Qualquer aprendizado em diferentes fases da vida só nos agrega valor e conhecimento e nos faz sentir produtivos. Belo texto e bom retorno a blogosfera.
Um beijo!
Como é bom estar de volta, senti falta de escrever durante o período que fiquei sem blog
ExcluirVery interesting and important informations 🙂
ResponderExcluir: )
ExcluirEssa é uma experiência que pode ser vivida por pessoas de qualquer idade, antes pensava que só era para os jovens, Ana bjs.
ResponderExcluirAntes eu também pensava assim
ExcluirOlá, Ana Carolina! Acredito que depois dos 30 é de certa forma até mais acessível fazer um intercâmbio devido à independência financeira e maturidade para aproveitar o melhor do lugar já com prioridades de vida mais definidos.
ResponderExcluirDeve ser uma experiência muito legal e única!
Beijos
Exatamente isso, não vejo a hora de compartilhar todas as minhas experiências aqui no blog
ExcluirI wish you all the best in this phase of your life. Exchange program gives so many experiences in life.
ResponderExcluirThank you very much! ♥
Excluir